A criação de uma joia elegante e de alto padrão vai além da atuação de um bom designer, que pensa nos detalhes do projeto. A fundição também é uma etapa muito importante do processo para conceber a joia ideal. Entenda como essa fase faz toda a diferença na qualidade das suas joias nesse conteúdo da Casa de Fundição Skaf.
Primeiramente, vamos falar a respeito de como é a fundição de uma joia. É aqui que os metais são misturados entre si para formar uma liga. Nesse momento, as suas características físico-químicas são modificadas. Eles podem ficar mais moles, mais rígidos e até mudar de cor. Assim, é possível manipular os metais para que deem origem àquelas belas peças que você vê nas vitrines.
Quando um metal não é transformado em liga, ou seja, é fundido com outros metais diversos, pode ser que não seja possível produzir uma joia a partir dele. Vejamos os exemplos do ouro e da prata. Eles quando estão puros são muito moles. Por isso, as suas ligas normalmente são preparadas a partir da mistura de metais.
A fundição pode ser feita por meio de variados métodos e aqui nós vamos focar em dois específicos que são mais comuns: a fundição por lingote e a fundição por cera perdida. No primeiro, o ourives derrama o líquido em uma rilheira para produzir e ir moldando as peças manualmente. Já na fundição por cera perdida, o ourives deposita o material fundido em um molde que já tem a forma final da peça que será produzida.
Cabe ressaltar que o processo de fundição de uma joia é complexo e repleto de procedimentos que são primordiais. O responsável deve ter todo o cuidado na hora de fundir os metais e preparar as ligas. Além disso, é necessário ficar atento à pesagem dos metais, ao controle da presença de impurezas e, claro, todos os cuidados em relação à segurança do ourives e de quem está a sua volta. O cádmio e o chumbo, por exemplo, são metais tóxicos. Por essa razão, é imprescindível seguir as regras do Inmetro para concentrações máximas de ambos.
Geralmente, o processo de fundição para a produção de lingotes é feito com um maçarico específico com oxigênio e gás GLP. Também são utilizados recipientes térmicos e fornos especiais para tal função, os quais possuem diferentes tamanhos e modelos. Já na fundição por cera perdida, usamos cadinho elétrico, para controlarmos com precisão a temperatura da liga, garantindo que não haja nem a queima como a oxidação dela. Com isso, é possível manter um alto grau de controle de qualidade com a adequada padronização da mercadoria entregue.
Nossa escolha de ligas é feita com base naquilo que há de melhor e mais moderno no mercado, com o intuito de garantir uma boa homogeneização do metal, uma boa penetração nos moldes e baixíssimo índice de porosidade, garantindo assim um produto superior para a sua joalheria.
Depois da fundição, a joia passa pela fase de acabamento a fim de que a forma seja mais refinada e ela ganhe mais brilho. Mas claro que o tipo e a qualidade do material aplicado é outro fator que faz toda a diferença. Quer saber onde encontrar a empresa certa para atender as demandas de produção para sua joalheria? Conheça a Casa de Fundição Skaf! Nós temos uma experiência de mais de uma década no segmento e trabalhamos com variados serviços.
A Casa de Fundição Skaf ainda oferece um atendimento rápido e qualificado, técnicas variadas de produção e desenvolvimento, acabamento de alta qualidade, materiais de primeira linha, comprometimento com prazos e nos tornando uma solução para a criação e crescimento da sua joalheria. Aqui nós trabalhamos com prata 925 e 950, ouro e latão, e usamos as mais modernas pré ligas disponíveis no mercado. Entre já em contato conosco!
0 comentários