Calculadora de metais: como utilizar?

por | jul 14, 2022 | Sem categoria | 0 Comentários

A joia perfeita deve apresentar a quantidade ideal de metais preciosos em sua composição a fim de que a peça tenha uma dureza adequada para que seja possível atender as características de design desejadas pelo cliente. Por isso, o uso de uma calculadora de metais no processo de fabricação da joia é tão importante. Aprenda como pesar metais com máxima precisão neste conteúdo da Casa de Fundição Skaf!

Antes de saber como usar a calculadora de metais, vale conhecer algumas das principais características desses materiais. Os metais preciosos são um elemento químico presente na tabela periódica (AU, AG) que possuem um alto valor no mercado, estando relacionados a fatores como a raridade, busca por consumidores e uso na indústria. Hoje, o ouro e a prata estão entre os metais preciosos mais desejados na indústria de jóias. 

Os metais preciosos apresentam algumas características em comum, por exemplo: são encontrados na natureza em estado puro; têm um ponto de fusão alto, o que significa que são necessárias altas temperaturas para o derretimento e podem ser trabalhados para formar chapas ou fios.

O valor final da joia e a calculadora de metais

Uma das variáveis que influenciam na qualidade da joia é o teor da liga que o joalheiro ou joalheria usa para produzir sua peça. O uso de uma calculadora de metais que possibilita que seja feito um cálculo preciso é primordial, já que esse processo é comumente negligenciado e nem sempre o joalheiro sabe como fazer o cálculo adequado de liga/teor. Esta é uma ferramenta matemática que pode ser até encontrada em aplicativos e que permite que seja estimado um peso e o comprimento aproximado de peças. Você escolhe um metal e o teor da liga desejada e obterá as proporções corretas.

Além disso, a partir do uso da calculadora de metais é possível verificar os quilates das joias. Vejamos o exemplo do ouro. O quilate é uma medida de pureza e o do ouro é equivalente ao total do seu peso dividido por 24, ou seja, 4,16%. Assim, a pureza do ouro é expressa pela quantidade de partes de ouro que compõem a jóia. A classificação do ouro de 12, 18 e 24 quilates identifica a quantidade de ouro em relação aos outros metais utilizados na fundição. 

Agora vamos ao exemplo do diamante. Ele difere do ouro na hora do cálculo. Aqui o quilate é uma medida de massa e equivale a 200 miligramas. Então, um diamante de 1 quilate, por exemplo, pesa 200 mg e um de 5 quilates, 1 grama. Além do peso em quilates, o valor de um diamante depende da cor da pedra, seu grau de pureza e o corte.

É imprescindível que todas as peças e pedras sejam pesadas e atendam às especificações desejadas pelos clientes. Isso porque essa informação será usada tanto na definição do preço final quanto na etiquetagem da joia. Vale ressaltar ainda que ao retornar do cravador, a joia estará cravada e a única forma de saber o peso de metal após a cravação é conhecer previamente pedras e peças.

Viu como o uso de uma calculadora de metais é fundamental para que a peça saia do jeito que voce quer? Um erro neste aspecto pode afetar a qualidade e o preço de uma joia. Com a Casa de Fundição Skaf você não terá esse tipo de problema. Nós trazemos a experiência de mais de 10 anos no segmento, fornecendo os mais variados serviços para você.

Oferecemos um atendimento rápido e qualificado, técnicas variadas de produção e desenvolvimento, acabamento de alta qualidade, materiais de primeira linha, comprometimento com prazos e nos tornando uma solução para a criação e crescimento da sua joalheria. Entre em contato conosco.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.