O ouro é um metal precioso que integra a composição de inúmeras joias e outros acessórios. A sua presença acrescenta elegância e sofisticação a qualquer peça. Por isso, é raro encontrar alguém que não tenha como objeto de desejo uma bela joia de ouro. E aqui nesse post da Casa de Fundação Skaf, você vai conhecer alguns dos principais tipos de ouro, as características de cada um e descobrir qual combina mais com seu estilo.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que é praticamente impossível achar uma joia feita de ouro puro no mercado. Isso porque o ouro desse estado é muito frágil e mole, o que afeta a durabilidade da peça e quase inviabiliza o trabalho do joalheiro. Por ser um metal extremamente maleável, o ouro deve ser misturado a outras ligas para dar origem a anéis, colares, brincos, pulseiras e outras peças.
Ou seja, o ouro deve ser misturado a pequenas quantidades de outros metais, como zinco, níquel, prata e cobre. E é dessa miscelânea que vêm os mais diversos tipos de ouro com suas colorações e resistência características.
Tipos de ouro: entendendo o que são os quilates
Os tipos de ouro variam de acordo com seus quilates, um termo representado pela letra K. Os quilates nada mais são do que as unidades de medida que aferem a pureza do ouro e a quantidade desse metal em uma liga. Vamos conferir de maneira mais detalhada:
- 24 quilates: esse aqui é o ouro puro. No entanto, como mencionamos acima, ele não apresenta a consistência necessária para a fabricação de joias;
- 22 quilates: apresenta 91,6% de ouro na composição;
- 20 quilates: tem 83,3% de ouro na composição;
- 18 quilates: significa que a peça possui 18 partes de ouro, para 6 partes de outros metais. Sendo assim, 75% de sua composição é de ouro. Ele é um dos tipos de ouro mais usados por joalherias;
- 16 quilates: se destaca com 66,6% de ouro na composição. Possui 16 partes puras para 8 partes de outros metais;
- 14 quilates: apresenta 14 partes de ouro para 10 partes de outros metais, ou seja, tem 58,3% de ouro em sua composição. No Brasil, uma peça que tenha composição de ouro acima de 14k é considerada de ouro;
- 12 quilates: é o chamado “ouro 50%”, são 12 partes de ouro para 12 de outros metais.
O ouro puro é dourado, mas conforme ele é misturado com outros elementos químicos para fabricar a joia, a cor também muda. Isso significa, que a coloração final da peça vai depender do metal que foi selecionado para ser adicionado à liga de ouro.
Enquanto a peça de cor amarela tem 75% de ouro puro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre em sua composição, o ouro branco possui 75% de ouro puro e 25% de paládio.
Já as peças de ouro rosé apresentam 75% de ouro puro e 25% de cobre. Mais raro, o ouro verde possui 75% de ouro puro, 15% de prata, 6% de cobre e 4% de cádmio, por exemplo. Há ainda o “champagne”, muito encontrado em alianças, que é obtido por meio da mistura de 75% de ouro puro com 25% de prata e níquel.
Agora que você conhece alguns dos principais tipos de ouro e suas características, é hora de pensar nas cores mais usadas para certas ocasiões. Como o ouro amarelo transmite uma ideia de poder e uma “aura” de confiança, é uma ótima ideia usar uma joia de ouro em uma entrevista ou uma reunião em que você deseja mostrar status. Já a joia em ouro rosé, mais delicada e adorada por mulheres, pode ser usada para quem quer um visual mais feminino e está indo para um encontro à noite, por exemplo.
Um dos mais charmosos entre os diversos tipos de ouro, o ouro branco é muito sofisticado. Por isso, pessoas que desejam um maior requinte e joias mais distintas escolhem o ouro branco. É ideal para ser usado em ocasiões marcantes como festas de gala e de casamento, por exemplo.
Gostou das dicas da Casa de Fundição Skaf? Então aproveite para conhecer os nossos serviços! Oferecemos um atendimento rápido e qualificado, técnicas variadas fundição, acabamento de alta qualidade, materiais de primeira linha e comprometimento com prazos. Aqui nós fazemos a joia perfeita!
0 comentários