Fabricação de joias: saiba mais sobre esse processo

por | jul 29, 2022 | Sem categoria | 0 Comentários

Objetos especiais e que muitas vezes carregam uma história, as joias possuem um processo de produção complexo e trabalhoso para garantir toda a beleza e a qualidade da peça final. São várias fases que devem ser seguidas, como a concepção, o design, a fundição e o acabamento. Descubra todas as etapas para a fabricação de joias neste conteúdo da Casa de Fundição Skaf. 

Baseado na união de tecnologia e prática artesanal, o processo de fabricação de joias tem como ponto de partida a escolha do material que vai compor a peça. Uma joia necessariamente deve ser produzida em metais nobres, e na joalheria tradicional é usado o ouro em variadas ligas de cores e teor, bem como a prata com variados teores, assim como a platina. Algumas marcas também usam o latão, mas este  sendo considerado uma semi joia.

O processo de fabricação artesanal de joias começa com a laminação, após a formação de lingotes em formatos que vão propiciar certa facilidade na formação de fios quadrados, redondos ou chapas. É aqui que os metais passam por rolos compressores e adquirem a espessura e a forma ideal. Depois vem o recozimento, quando o metal é aquecido e fica incandescente. Dessa forma, o metal pode ser retrabalhado. Em seguida, ele resfria podendo ser trabalhado novamente. 


A trefilação é outra parte importante da fabricação de joias. Nessa fase são feitos os fios de ouro, tubos e peças maleáveis. Aqui o ouro é afinado de maneira gradativa em um processo que deve ser acompanhado do recozimento.

Um precesso que substitui todos os demais processos acima é a fundição. O metal entra em estado líquido e é colocado em moldes. Aqui as joias ficam praticamente em sua forma final. Alguns joalheiros e joalherias ainda fazem a mistura de ambos os processos para atingir o resultado desejado.

O processo de fabricação de joias ainda contempla a soldagem a fim de unir as duas fases de uma peça. Uma minúscula chapa de metal com liga própria para solda é derretida, se torna líquida e assim é feita uma fusão entre as partes. O lixamento é uma etapa fundamental. Aqui as pequenas imperfeições nos fios são eliminadas por meio da utilização de lixas. 

A rebarbação é parecida com a fase do lixamento e está relacionada à abrasão e ao serramento das peças. Um dos objetivos desse procedimento da fabricação de joias é retirar os canais de alimentação do metal na peça que fica após o processo de fundição. Já durante o polimento são removidos os riscos deixados pelo lixamento das joias com uma ferramenta chamada politriz. Nesse instrumento se usa uma escova de crina, seguida de uma de brim, e, por fim a de algodão, todas com suas respectivas pastas de polimento, que gira em alta velocidade para retirar imperfeições.

O processo de fabricação de joias ainda tem a fase da banhagem ou galvanoplastia. Aqui as peças são mergulhadas em ligas de ouro que são transferidas para a base por meio de reações eletroquímicas. Isso é algo primordial para que as peças pareçam ter um metal mais nobre do que aquele que está por baixo. Por fim, há o acabamento em ourivesaria. É nesse momento que as peças ganham personalidade e especificidades que dão a cara da joia que você se encanta ao ver nas vitrines. Existem variadas técnicas de acabamento: o polido garante um aspecto liso e brilhante à peça; o acetinado deixa a peça com brilho, mas a peça fica fosca; o diamantado confere brilhos cintilantes feitos a partir do uso de brocas; entre outras. 

Viu como o processo de fabricação de joias é complexo e meticuloso? A Casa de Fundição Skaf possui a expertise necessária para fazer  joias perfeitas e lindíssimas. Com uma trajetória de 10 anos no segmento, a nossa empresa oferece um atendimento rápido e qualificado, técnicas variadas de produção e desenvolvimento, acabamento de alta qualidade, materiais de primeira linha e comprometimento com prazos. Clique aqui e conheça os nossos serviços!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.